quarta-feira, 29 de julho de 2009

"O vencedor está só"

Este é o título do livro que estou a ler agora. É um livro do Paulo Coelho, e só o título já o torna sugestivo.
Fiquei a pensar na frase "O vencedor está só", e cheguei à brilhante conclusão que esta é, invariavelmente, uma grande verdade. Se vermos bem aqueles que vencem na vida são pessoas solitárias, porque embora vivam rodeados de pessoas, estas estão lá apenas para aproveitar as "sobras" do sucesso do "vencedor".
Quando eu digo que a fama me assusta não estou a fazer charme, a fama na realidade sempre me assustou, porque a mim me incomoda o exibicionismo e o facto de as pessoas só se aproximarem com algum tipo de ambição. Eu, que acredito na verdade das emoções, acho que deve ser muito triste não saber em quem confiar, e ter de testar as emoções de todas as pessoas que privam comigo parece-me não só absurdo, mas também cruel.
O facto de desconfiarem de tudo e de todos torna os "vencedores" em pessoas solitárias, porque afastam de si os interesseiros mas também os que queriam ficar "só" por eles.
Depois disto tudo, ficam as dúvidas: De que serve ser um "vencedor" se não se tem alguém com quem comemorar a vitória? O que fazer com o vazio emocional que fica? Afinal de que servem tantas vitórias?


P.S.: É por isso que adoro ser uma desconhecida, e mesmo assim já é difícil gerir alguns interesses.

Sem comentários:

Enviar um comentário