quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Em 2010...

Em 2010 aprendi que nem sempre luto pelas razões certas, mas que sempre que o faço sabe melhor vencer. Aprendi que o silêncio por vezes é precioso e que algumas palavras não fáceis de conter. Que mesmo quando as pessoas não estão presentes continuam a ser importantes. Aprendi que perdoar é uma questão de força interior. Que há feridas que o tempo, e a distância, não conseguem curar. Aprendi que quando acredito em mim acabo por conseguir o que quero. Que o que os outros pensam sobre mim não é assim tão importante. Que o medo pode ser produtivo. Que quando me esforço acabo por ser recompensada. Aprendi que as pessoas nem sempre valorizam quem gosta delas. Que por vezes são simpáticas com quem não merece e cruéis com quem as ama. Aprendi que os meus amigos conseguem viver sem mim, embora não o queiram fazer. Que gostamos de ficar a conversar, mesmo quando não temos nada a dizer. Que os jantares cá em casa acabam sempre de forma imprevisível. Aprendi que preciso de cantar para me sentir viva. Que a praia é mais interessante na Primavera. Que consigo sobreviver à indiferença. Que algumas músicas ficam para sempre.
Em 2010 aprendi que gosto de brincar com luzes. Que por vezes as pessoas vêem em nós apenas o que querem ver. Que penso sempre melhor no silêncio. Aprendi que o mesmo momento não é igual para duas pessoas. Que liberdade é uma palavra com contornos difíceis. Que as oportunidades não esperam infinitamente. Aprendi que a solidão é boa apenas em pequenas doses. Que por vezes é mesmo necessário sair e enfrentar o mundo. Aprendi que nem sempre sou transparente. Que é preciso ultrapassar muitas barreiras para me conhecer. Aprendi que me posso mostrar sensível e que o facto de o fazer me torna vulnerável, mas que isso nem sempre é mau.
Em 2010 aprendi que a Florbela Espanca me fascina quase tanto quanto o Fernando Pessoa. Que faça o Herman José o que fizer continua a ser genial. Que os 3 Doors Down têm letras que dizem tudo. Descobri que a Ana Carolina consegue sempre surpreender-me. Que o principezinho vai ser para sempre o meu livro preferido. Descobri que vale a pena fazer quilómetros para beber uma sangria. Que a maioria das respostas estão nas perguntas. Que consigo sobreviver sem escrever durante algum tempo. Que quando isso acontece fico rabugenta. Descobri que tudo acaba e que isso nem é assim tão mau.
Em 2010 aprendi que 2011 vai ser mais um ando de aprendizagem. Que vou estar preparada para tudo o que vier por aí. Que o que não nos mata torna-nos mais fortes. Por isso mesmo cá te espero 2011…

Sem comentários:

Enviar um comentário