quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A opção restart

Hoje, enquanto estava no banho a tentar desentupir com o vapor, dei por mim a pensar que a minha vida não tem opção restart, e que esse facto se deve a eu ser de uma época em que essa opção ainda não existia.

Corria o ano de 1993, quando os meus pais me ofereceram a primeira consola de jogos. Eu era uma miúda imberbe, as consolas ainda funcionavam com cassetes e não existiam cartões de memória. Assim sendo, no nível 15 de um jogo, se o resultado não nos agradava, não havia hipótese de melhorar a pontuação, era aguentar a coisa, ou então, desgraça das desgraças, começar do nível 1.
A falta de cartão de memória desencadeou, aquilo a que nós chamávamos, as tardes de dar "a volta ao jogo", que não eram mais que tardes inteiras a jogar com o intuito de chegar ao fim, só mesmo para ver como é que aquilo acabava. Estas tardes só eram interrompidas quando uma das mães, já preocupada com o nosso estado, nos ia levar o lanche, o que nos permitia usar o botão "pause" e descansar as pontas dos dedos. Aqueles que primeiro davam "a volta ao jogo" eram considerados quase heróis, e tinham garantida a inveja do resto do grupo de amigos.
Noutra categoria estavam os famosos gameboy, que eram de tamanho de tijolos, e não reproduziam mais que bonecos feitos de quadrados pretos... Para meu azar, em vez de um gameboy, os meus pais acharam mais educativo dar-me uma versão estranha de jogo de tétris. (já alimentavam a esperança de ter uma filha arquitecta ou engenheira civil, coitados!) Verdade seja dita, os gameboys só passaram a estar presentes nas nossas vidas bem mais tarde, já no 12º ano, quando os fomos resgatar para ter algo que fazer nas aulas de geologia. (Era ver uma turma de matulões a ver quem é que chegava mais longe no Super Mário...) Mas estes gameboys que resgatamos, a irmãos e primos mais novos, já eram com cores e formatos completamente novos.
Com isto tudo, e em ponto de conclusão, falta dizer que a primeira vez que vi a opção restart foi quando me ofereceram o primeiro pc. Corri para a loja de jogos cá da terra e comprei o "Moto Racer 2", que era o jogo dos jogos na altura, e lá vim eu para casa viciar-me. Aquele jogo foi das melhores coisas de sempre, é que não só podia recomeçar as corridas, como as taças que ganhava ficavam guardadas na memória do pc. A minha vida como adepta de jogos nunca mais foi a mesma...
Neste momento dava-me jeito que a minha vida também tivesse uma destas evoluções. Já que temos a parte da memória, onde é que raio anda a opção restart?

Sem comentários:

Enviar um comentário